terça-feira, 17 de abril de 2012

Para mim leitura deve ser prazerosa

     Para mim leitura deve ser prazerosa.
       Sou extremamente exigente no que diz a respeito das minhas referências literárias. Nem todos os livros são bons, concordo plenamente com Danuza Leão. Segundo Antonio Candido existe todos os tipos e todos os níveis de produções literárias. Mas, em minha opinião nem todas nos satisfazem.
         Só é possível realizar uma leitura prazerosa, quando lermos o que nos agrada. Embora, a primeira vista de um livro pode nos enganar, quem nunca jugou um livro pela capa e depois gostou do que leu?
       Amo as poesias escritas por Cecília Meireles, algumas delas tenho forte memória. A meu ver esta poetisa é genial. E os clássicos da literatura universal, como Dom Quixote, passa geração e ele ainda conquista mais leitores. Enfim, a leitura precisa ser prazerosa, por meio dela nos tornamos mais críticos e refletimos mais sobre determinado assunto.
       Entre os meus quatro e cinco anos de idade gostava de assistir telecurso 1º e 2º graus e pedia para minha mãe caneta e papel para rabiscar. Na pré-escola fui alfabetizado por meio da cartilha caminho suave, lia de trás para frente aos meus sete anos.
       A professora Ana Carolina de Língua Portuguesa na 5ª série incentivou-me a ler os livros da série vagalume com o Caso da Borboleta Atíria e outros. Já no ensino médio li os clássicos da literatura brasileira como Iracema, Grande Sertão Veredas, etc. Para mim a leitura desses livros foi prazerosa, mas gostava de ler histórias em quadrinhos como o Conan o Bárbaro, e todos da série Marvel Comics. Naquele tempo era solicitado aos pais a compra de livros para a leitura e avaliação da história. Já hoje em dia, a maioria dos alunos na rede recebe tudo de graça, e não dão o devido valor.

Um comentário:

  1. Olá, Daniel. Compartilho do seu gosto literário. Amo "Dom Quixote", já o reli várias vezes. Cecília Meireles, então? Uma delícia!

    ResponderExcluir