domingo, 13 de maio de 2012

Relato reflexivo

                                                                                         
                                                                                    Elisabete da Silva Briganó

O curso "Leitura e escrita em contexto digital" foi muito proveitoso para a minha docência. Nele, pude ampliar meus conhecimentos sobre leitura e escrita e vivenciar algumas produções que foram experiências ricas com a palavra. Outras, porém, já fazem parte da minha vida, por exemplo, preencher cadastros via internet. Escrever perfil, respostas discursivas, depoimento, notícia, texto de apresentação do grupo e relato nos colocam no lugar do aluno, enfrentando algumas dificuldades.

Dificuldades essas que foram sanadas com a ajuda da tutora e de nossos colegas de curso via fórum. Também com a leitura dos textos indicados nos módulos, pude refletir sobre a minha prática pedagógica e, possivelmente, melhorá-la.

Produzir textos para o contexto digital e compor o blog coletivo foram experiências motivadoras. Ler e escrever nesse contexto não foram novidades; fazer curso "online" também não. Mas blog eu não tinha, lia o dos outros, no entanto meu interesse por eles aumentaram. Já criei um para mim: betebriganoparagostardeler.blogspot.com e vou criar, junto com os alunos da sala de recuperação intensiva - 7º ano, um para postar os textos escritos por eles.

Sou professora de português e, sinceramente, este curso atende às nossas necessidades de apoio para trabalharmos a leitura como conteúdo, observando as capacidades e as estratégias exigidas, verificando os objetivos da atividade e as finalidade dos textos.

Gostaria de registrar também a importância e a facilidade dos cursos "online". Quando iniciei os cursos de pós-graduação, todos eram presenciais com enormes dificuldades com relação ao tempo e à locomoção a outras cidades, às vezes tinha que passar o sábado todo fora. Agora, via internet, posso aperfeiçoar a minha prática docente sem sair de casa, nas horas de que disponho, ao lado da família, sem abandonar a minha casa. É claro que sinto falta dos colegas presenciais, mas foi possível trabalhar bem com a turma virtual.

Este relato reflexivo é a atividade do curso "Leitura e escrita em contexto digital", da EFAP.



Nenhum comentário:

Postar um comentário